Você sabe porque o mês de junho é tão importante para a comunidade LGBTQIA+ ?
Vivemos em um mundo dinâmico e acelerado, onde a evolução é constante porém lenta. Muitas lutas que parecem ter iniciado recentemente começaram lá atrás, e temos o dever de ressaltar a importância de todos que fizeram e ainda fazem parte destes movimentos que nos dão voz.
Sabemos que em um tempo não muito distante pessoas da comunidade LGBTQIA+ eram marginalizadas e que em muitas culturas, até hoje, se relacionar com alguém do mesmo sexo é considerado crime e em muitos casos com punições severas.
No Brasil,apesar de não haverem leis que incriminam a homossexualidade, somos o país que mais mata pessoas que decidem "sair do armário ".
Saiba como nossa luta, dentro e fora da comunidade, vem evoluindo ao longo dos tempos.
A REBELIÃO DE STONEWALL
Os homossexuais dos Estados Unidos das décadas de 1950 e 1960 enfrentavam um sistema jurídico anti-homossexual.
No final da década de 60 haviam muitos movimentos sociais acontecendo ao mesmo tempo, como o dos direitos civis dos negros nos EUA, a contra cultura dos anos 1960 e as manifestações contra a guerra do Vietnã.
Não preciso dizer que todos estes movimentos foram impulsionadores da Rebelião de Stonewall.
Localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan, NY, o Stonewall Inn era conhecido por receber pessoas mais pobres e marginalizadas da comunidade gay: drag queens, transgêneros, homens afeminados, lésbicas masculinizadas, prostitutos e jovens sem-teto.
As batidas policiais em bares gays eram rotina na década de 1960, mas os oficiais perderam o controle da situação no Stonewall Inn.
Na manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall aconteceram uma série de manifestações violentas e espontâneas de membros da comunidade gay contra a polícia de NY. Residentes homossexuais do bairro de Greenwich Village atraíram uma multidão que aderiu à revolta. Os protestos duraram noites e os moradores do bairro organizaram grupos de ativistas para concentrarem esforços nos estabelecimentos para que gays e lésbicas frequentassem sem medo de serem presos.
Os motins são considerados o evento mais importante que levou ao movimento moderno da libertação gay e à luta pelos direitos LGBT no país.
Após os confrontos, organizações que promoviam os direitos homossexuais foram fundadas ao redor dos EUA e do mundo.
Em 28 de junho de 1970, aconteceram as primeiras marchas do Orgulho Gay em NY, Los Angeles, San Francisco e Chicago, em comemoração aos motins.
Hoje essas marchas são organizadas no mundo inteiro e geralmente no final de junho para celebrar a Rebelião de Stonewall.
Em 24 de junho de 2016 o presidente Barack Obama oficializou o bar Stonewall Inn como monumento nacional.
Eu espero que gostem!
Abraços Raphael Lindeker
Comments