Photos: Pedro Mamoré/ Folha Studio
A Allglory é uma marca independente, fundada pelos designers gráficos Felipe e Raquel Fiedler, que nasceu da paixão deles por arte, moda, música e camisetas vintage. A proposta da marca é criar um design único, inspirado pelo vintage dos anos 80 e 90, e pelas influências musicais de movimentos como post-punk, new wave, grunge e rock alternativo. Cada peça é cuidadosamente produzida em Curitiba, em quantidades limitadas, utilizando tecidos premium, processos boutique de lavanderia e tintas especiais. O resultado são roupas de alta qualidade e design autêntico, que se destacam pela fusão do passado com o presente.
A nova coleção da marca, POST-VINTAGE, representa mais que um simples nome: é uma expressão do momento atual da Allglory. Comemorando 10 anos de trajetória, a coleção marca um novo ciclo para a marca, refletindo a evolução de seu estilo e visão. POST-VINTAGE traz a ideia de que todas as épocas podem se sobrepor e se misturar, unindo o melhor de diferentes passados em algo único e atemporal. Para Felipe e Raquel, essa temporada é um marco na busca por um design que se reinventa a cada novo ciclo, sempre com autenticidade e respeito às suas raízes.
O design gráfico é a essência da Allglory, e os criadores da marca sempre buscaram valorizar essa arte, trazendo referências de épocas passadas, mas de uma maneira que se distinga das tendências momentâneas. A inspiração vem de livros, revistas, filmes, e, principalmente, do universo musical. O grunge e o post-punk têm sido influências constantes, tanto pela estética das bandas, como pela arte gráfica das camisetas, capas de álbuns e pôsteres da época. Felipe e Raquel acreditam que o segredo para o sucesso da marca está em criar algo genuíno, que não seja apenas uma cópia do que está em alta, mas sim uma peça de design que se conecta com o público de forma autêntica.
Com o passar dos anos, a Allglory se consolidou como uma marca boutique, oferecendo produções limitadas e peças que são verdadeiras relíquias de qualidade. A mistura de referências musicais e a fidelidade ao estilo vintage é o que define a identidade da marca, tornando-a especial e única. Para o futuro, Felipe e Raquel planejam expandir a coleção, trazendo não apenas roupas, mas também acessórios, e desejam fazer colaborações exclusivas com ícones que continuam a inspirá-los. Com POST-VINTAGE, a Allglory reafirma seu compromisso de criar peças que vão além da moda, se tornando símbolos de um estilo de vida que mistura a nostalgia com a contemporaneidade de maneira única.
Confira entrevista exclusiva:
1. A fusão do vintage com o contemporâneo é o coração da sua marca. Como vocês conseguem equilibrar a nostalgia dos anos 80 e 90 com a originalidade necessária para atrair o público de hoje?
Essa estética voltada para o rock e o punk nunca saiu de moda, e em toda geração ela se renova. Então, o objetivo sempre é entregar o melhor produto, que o público não vai encontrar em qualquer lugar. Acredito também que precisa ser verdadeiro o que você está criando, algo que você realmente vive, não pensando em “o que está vendendo agora?”. Sempre trazer referências que não são comuns. Busco e estudo livros, revistas e peças da época. Isso faz com que eu encontre tesouros e traga gráficos que não estão em alta, que só de bater o olho eu saiba que aquilo é muito bom. Isso faz a Allglory ser diferente.
2. A coleção POST-VINTAGE parece ser um marco para a marca. O que essa nova temporada representa para vocês como designers, e como ela reflete a evolução do estilo da marca?
Esse ano a marca faz 10 anos. Foram muitos anos aprendendo sobre produção, buscando os tecidos perfeitos, entendendo quem a marca é e o que queremos ser. Hoje, gostamos de ser uma marca boutique, com produções pequenas e limitadas e entregando algo de qualidade. Então, o post-vintage é o nome que escolhemos para representar quem nós somos no momento e uma provocação sobre o que será o futuro da nostalgia. Talvez, daqui a 5 anos, depois de algumas coleções, a gente tenha uma resposta.
3. Os gráficos das camisetas são uma assinatura única da marca. Como vocês escolhem os elementos visuais e como eles se conectam à narrativa que desejam transmitir em cada coleção?
Desde o início o objetivo sempre foi apresentar e valorizar um bom design gráfico no Brasil. Todo ano nós criamos um moodboard com estéticas, caminhos, frases e fotos que vamos guardando durante os dias, vendo em livros, revistas, filmes, peças vintage, encartes de vinil e muitas outras fontes. Mas sempre buscamos achar as referências em épocas, e não em outras marcas, para chegar em um resultado diferente e que a gente acredite ser bom, não algo que está no momento. Nesse processo, as ideias de coleção vêm naturalmente.
4. Quais são os principais elementos que vocês acreditam que definem a identidade da marca e a tornam tão especial?
O principal elemento é ser inspirado no vintage, mas trazendo tudo isso com respeito e fidelidade, para realmente parecer uma peça que tem 20 anos. Lavagens, costura, tecido, design das estampas, tintas etc. E depois, claro, vem toda a estética do rock alternativo, grunge, punk. Inspirado nas camisetas de banda da época, pôsteres, revistas etc.
5. A mistura de referências musicais, como post-punk, new wave e grunge, é algo muito presente nas peças de vocês. Existe algum ícone ou movimento cultural específico que mais inspira o design da marca?
O grunge e o post-punk são os que mais têm nos inspirado, tanto como as bandas se vestiam e influenciavam na moda, como toda a parte de design gráfico das camisetas, capas de álbuns, pôsteres etc.
6. Quais os próximos planos para o futuro da marca?
Ampliar nossa coleção com um vestuário mais completo, incluindo acessórios e colaborações exclusivas com ícones que nos inspiram.
Comments