Photo: Breno Da Matta - Pingo Mattar and Silvia Figueiredo, Founders of Pingo Studios
Com o intuito de transformar objetos cotidianos em peças de arte interativas, Pingo! Studios nasceu em um dos períodos mais desafiadores do nosso tempo: a pandemia. O isolamento intensificou a relação das fundadoras, Pingo e Silvia, com o ambiente doméstico, e despertou nelas uma visão sobre como a casa pode ser um reflexo de bem-estar, arte e criatividade. Com uma abordagem que combina humor e arte, elas propõem uma nova experiência para os lares, trazendo objetos que não só decoram, mas convidam à reflexão e à conexão emocional.
Pingo! Studios se define como um “laboratório de criatividade”, um espaço onde as ideias fluem de forma espontânea e o processo de criação envolve colaboração, experimentação e um olhar cuidadoso sobre cada detalhe. Pingo e Silvia projetaram o estúdio como um refúgio criativo dentro de São Paulo, onde a equipe e marcas parceiras se encontram em um ambiente de troca contínua de ideias, gerando peças que, além de versáteis, proporcionam momentos de pausa e contemplação.
Com um manifesto que celebra o cotidiano e o transforma em algo singular, a marca acredita que o lar é uma extensão de nós mesmos e que a arte está presente nos pequenos detalhes. Os produtos da Pingo! Studios, como os icônicos Pingos – pequenos pratinhos de porcelana multifuncionais – representam essa filosofia. Essas peças podem ser usadas de diversas maneiras, conforme a criatividade e a necessidade de cada pessoa. Seja como porta-joias, peças decorativas, porta-copos ou até cinzeiros, os Pingos são uma expressão pessoal e única, adaptáveis a qualquer propósito.
Uma das primeiras coleções da marca, inspirada por desenhos de cogumelos, carrega um significado profundo para Pingo e Silvia. Os cogumelos, presentes em quase 80% dos produtos, remetem à renovação, ao movimento e ao ciclo natural da vida, resgatando uma conexão com a ancestralidade e a natureza. Para Pingo, o ciclo de vida dos cogumelos, que inclui decomposição e renovação, é um símbolo poderoso de transformação e crescimento pessoal. Esta coleção se destaca não apenas pela estética, mas pela carga simbólica que carrega, sendo uma lembrança constante da nossa relação com o ambiente e com a própria existência.
Na visão das fundadoras, a incorporação de humor em cada peça proporciona leveza ao lar, enquanto a arte desperta sensações e dá um toque especial ao ambiente. Pingo e Silvia acreditam que objetos com propósito artístico podem ser transformadores, quebrando a rotina e trazendo beleza para o dia a dia. Em vez de limitar esses momentos a ocasiões especiais, elas incentivam as pessoas a apreciarem a beleza nas pequenas coisas, como preparar uma mesa com um toque especial para o café da manhã ou acender uma vela para relaxar ao final do dia.
Confira entrevista exclusiva com as fundadoras da marca:
1. Como foi o processo de criação da marca durante um período tão intenso como a pandemia? O que inspirou vocês a desenvolverem objetos que levassem humor e arte para os lares?
Pingo: Com tanto tempo em casa, acabei desenvolvendo novos hobbies, sendo a arte um deles. Comecei a estudar artes plásticas, e aos poucos meu interesse por esse universo cresceu. Minha sensibilidade estética se expandiu profundamente. A pandemia foi um período de autodescoberta e expressão pra mim, tanto interna quanto externa; o ambiente ganhou um novo significado e minha casa se tornou um templo, um lugar sagrado. Foi um período de medo e incerteza para todos, não é? Meu antídoto para esses sentimentos desagradáveis foi encontrar beleza e alegria nos pequenos detalhes do dia a dia em casa; isso alimentava a minha esperança. Aos poucos, fui criando minhas próprias imagens de esperança. A Pingo Studios vai além de levar beleza para os lares; ela também promove a interação. Afinal, estética não se resume à aparência, ela envolve profundidade. E poucas coisas são tão profundas quanto relações humanas cheias de risadas e diversão que os jogos e o humor proporcionam.
Silvia: levou mais de um ano pra gente chegar na “fórmula” da Pingo para lançar.. Mas foi muito natural, as coisas foram se encaixando.. o porquê estava muito claro: você coloca energia na sua casa e ela te devolve! Nesse momento de pandemia, manter a casa aconchegante era essencial.
2. Vocês definem o estúdio como um “laboratório de criatividade”. Como funciona o dia a dia nesse espaço, e como as ideias se transformam em peças interativas e versáteis para o público?
Pingo: Na Pingo Studios, o ambiente incentiva a troca constante de ideias, experimentação e colaboração entre a equipe e marcas parceiras. As ideias fluem de maneira muito orgânica.
Silvia: O próprio espaço físico em que é o nosso escritório já é um oásis dentro de São Paulo e ajuda muito nessa fluidez das ideias.
3. O manifesto da marca fala sobre transformar o que é banal em algo singular e inusitado. Qual é o papel do humor e da arte no design de objetos cotidianos?
Pingo: Ao incorporar humor, cada peça ganha leveza e convida à descontração, enquanto a arte adiciona uma dimensão estética que desperta emoções e chama a atenção para um olhar mais sensível. Uma vez que sentimos estas sensações, o objetivo é que elas transbordem de dentro de você para o mundo. De pingo em pingo um copo transborda.
Silvia: Receber os amigos em casa e tirar aquela louça linda do armário (que está lá trancada há 5 anos) é lindo, e faz parte.. Mas e montar uma mesa de café pra você todos os dias? Acender uma vela? Nossa proposta é que os seus momentos diários, tenham a mesma beleza e atenção!
4. A coleção de cogumelos se destaca como uma das principais inspirações da marca. Como surgiu essa ideia, e o que esses elementos representam para vocês em termos de conexão com a natureza e ancestralidade?
Pingo: Os cogumelos estão frequentemente associados ao crescimento espiritual, iluminação e renascimento. Seu ciclo de vida, sua capacidade decompor e reciclar, simboliza a natureza cíclica da vida, da morte e da transformação. Eles são um poderoso lembrete de renovação e do potencial para a evolução pessoal. Além disso, Pingo Studios faz parte de um grupo de pessoas e marcas que quebra tabus pela conscientização.
5. Como vocês enxergam a relação entre a arte e a rotina? De que forma acreditam que objetos com propósito artístico podem transformar o dia a dia das pessoas?
Pingo: A Pingo Studios desenvolve objetos que não apenas embelezam o ambiente, mas também estimulam a criatividade e promovem momentos de conexão emocional. Ao integrar a arte na rotina, as pessoas podem encontrar doses de alegria constantemente. Nossa marca registrada, os Pingos (os pratinhos de porcelana), incorpora o conceito de “seus pingos, suas regras”. Nossos clientes utilizam os Pingos de diversas maneiras: fixados na parede, como porta-copos, porta-joias, como objetos decorativos e, em alguns casos, até como cinzeiros. Essas peças são versáteis e se adaptam ao propósito de cada indivíduo, permitindo que cada um expresse sua criatividade e personalidade.
Silvia: A vida é muito corrida! As vezes passamos semanas em um ritmo de trabalhar/comer/dormir, vivendo em automático.. A ideia é que algo descomplicado, como um “simples pires” no seu café da manhã, te faça parar e enxergar beleza. É ter pontos de fuga pela casa que vão te trazer pro “agora”.. Ler uma frase antes de sair de casa que desperte uma reflexão ou um cheiro que faça você sentir um abraço ao retornar de um dia cansativo..
6. Quais são os planos e próximos passos para o futuro da marca? Há novas coleções ou temáticas que estão ansiosas para explorar?
Pingo: Os planos para o futuro da Pingo Studios é continuar inovando, mantendo nosso compromisso com a estética e a funcionalidade, enquanto convidamos as pessoas a experimentar a arte de maneiras inesperadas no seu dia a dia, sempre incentivando conversas tão criativas quanto os produtos nas interações humanas.
Silvia: Estamos bem animadas para a nossa coleção de 3 anos da marca “se não for pra transbordar, eu nem pingo”, que virá no primeiro semestre do ano que vem. É uma coleção com menos cores, mas nem por isso, menos divertida. É diferente de tudo o que já fizemos até agora!
amamos ❤️
que lindo!! amei!!