A lendária designer italiana radicada em Paris, Elza Schiaparelli (1890-1973), cumpriu um papel tão importante na junção entre moda e arte, que seria um affront não expor seu trabalho surreal em um museu. E assim foi feito!
Após abrir a semana de moda parisiense, a maison Schiaparelli ganha retrospectiva de seu trabalho em exposição no Museé des Arts Décoratifs, em Paris. Intitulada de "Shocking! The Surreal World of Elsa Schiaparelli”. A exposição traz centenas de desenhos exclusivos em formato de papel de parede - alguns originais emoldurados em caixas de vidro, como o croqui do Vestido Lagosta.
Croquis e desenhos exclusivos de Elsa Schiaparelli. Foto/Reprodução internet
Vestido lagosta da Elsa Schiaparelli, feito para a Duquesa de Windsor, na exposição “Shocking!”, em Paris (Foto: Divulgação / François Goizé)
Apesar de já vir de uma formação artística e intelectual, Schiap teve algumas importantes influências na época que caracterizaram algumas de suas principais criações - como o “chapéu sapato” criado em 1937 - e firmou a veia surrealista com alguns artistas como Jean Cocteau, Man Ray e Salvador Dalí.
Elsa Schiaparelli com sua criação: chapéu sapato. Foto/Reprodução internet
Bordados inspirados em desenhos de Jean Cocteau, na exposição “Shocking!”, em Paris (Foto: Divulgação / François Goizé)
A linha do tempo de Elza Schiaparelli, criada por Laaird Borrelli-Persson conta com 272 silhuetas e acessórios de Schiaparelli que são apresentados ao lado de pinturas, esculturas, joias, perfumes, cerâmicas, cartazes e fotografias de artistas da vanguarda parisiense dos anos 1920 e 1930. O que faz dessa exposição um grande banquete para os apreciadores de moda e arte.
Caixas e frascos de perfumes criados por Elsa Schiaparelli (Foto: Divulgação / François Goizé)
Como toda exposição, existem salas temáticas, as quais o Museu das Artes Decorativas de Paris decidiu dividir por coleções como Pagan Collection, Butterfly Collection e a Music Collection. Também na exposição, há uma reconstrução do salão de alta costura de Schiaoarelli. O grand finale fica por conta do atual diretor criativo da marca, Daniel Roseberry, com suas criações, inclusive o coração fechadura.
Exposição Shocking! The Surreal World of Elsa Schiaparelli. Foto/Reprodução Internet
O vestido de alta-costura usado por Lady Gaga na inauguração do presidente americano John Biden, em 2021 (Foto: Divulgação / François Goizé)
O vestido Schiaparelli usado por Beyoncé em uma edição do Grammy Awards (Foto: Divulgação / François Goizé)
Uma peça de joia da coleção de primavera-verão 2022 (Foto: Divulgação / François Goizé)
A exposição que abriu ao público no dia 6 de julho permanecerá até 23 de janeiro de 2023. Então se por acaso dar um pulinho por Paris, essa tour já pode ser incluída no seu roteiro.
Comments